quinta-feira, 30 de julho de 2009

Momentos Roménia

Conhecemo-nos por email porque eu já estava a viver na Roménia e ele ia viver para lá. É sempre esquisito conhecer alguém pela net, especialmente quando essa situação é quase que forçada: "Olá, vou viver uns meses para Bucareste, dás-me algumas dicas...?" É esquisito, mas emigrante que é emigrante, especialmente no leste, tem uma boa vontade acrescida e tenta sempre ajudar outro emigrante seja de que nacionalidade for.

A empatia por email existiu e o miúdo acabou por ficar lá em nossa casa nos primeiros dias. Passado pouco tempo tornamo-nos grandes amigos. Visto agora à distância fora é estranho, mas a verdade é que há circunstâncias na vida que nos fazem existir a 200%.

Foram uns tempos bem porreiros, aquele amigo com quem se podia de facto conversar, partilhar e... pensar.

Alguns dos bons momentos foram passados a partilhar música e na noite, claro está. Foi o João que me deu a conhecer Bon Iver, por exemplo.

É evidente que com o meu regresso a Portugal a nossa proximidade e conversas foram-se diluindo pelos 3000Km de distância.

Há uma semana recebi uma mensagem tua bem simpática, acabadinho de chegar a Portugal. Li-a e como estava dentro de uma aula não respondi imediatamente. Mais tarde saí da sala, dirigi-me para o Micra, sentei-me, abri os vidros para cheirar os campos alentejanos, recostei-me no banco, agarrei no telemóvel para te responder e liguei o rádio... 

No instante em que liguei o rádio começaram os primeiros acordes de uma música de Bon Iver. Incrédula verifiquei se o que estava a tocar era um cd meu ou a Antena 3 (já que em terras do interior não tenho acesso à Radar nem à Oxigénio).

Sim. Estava sintonizada na Antena 3. A música começou a tocar no momento em que agarrei no telemóvel para te escrever.

Vão dizer-me que existem coincidências?

A vida é linda, e os amigos ainda mais!

Sem comentários: