terça-feira, 30 de setembro de 2008

Um pé na Europa, outro na Ásia

Istambul é uma cidade que transborda pessoas novas, pelo que tive a oportunidade de neste fim-de-semana reconhecer muitos olhares...

Cidade que pertence metade à Ásia metade à Europa é atravessada pelo Bósforo e tem tudo menos uma cultura europeia.

Os 12 milhões de habitantes vivem no lado asiático e trabalham na Europa.

Rezam 5 vezes por dia e nas mesquitas os homens fazem-no de joelhos no chão, virados para Meca, e junto ao altar. As respectivas mulheres rezam sempre na mesma mesquita do seu respectivo, mas uns bons metros mais atrás e escondidas por trás de uns painéis que parecem grades de madeira.

Na rua ainda se vêem muitas mulheres completamente cobertas com panos pretos e ainda mais com os típicos lenços na cabeça para esconder qualquer tipo de vaidade que possam ousar mostrar.
As mulheres ficam em casa e os homens trabalham nas lojas, cafés, táxis, hotéis, ... Se durante o dia se vêem mais homens do que mulheres, à noite a confirmação de que estamos num país diferente nota-se com a quantidade impressionante de homens nas ruas.

A comida é uma das suas relíquias bem como a beleza das impressionantes mesquitas que preenchem a cidade.

Sem dúvida uma cidade a não perder!


Mesquita Azul - parece que foi adicionada com o photoshop não é? ;)

Grande Bazar

1 comentário:

Vee disse...

Istambul é sem duvida alguma uma cidade fantastica e maravihosa. o verdadeiro east meets west, onde num so sitio todos os costumes e religioes se misturam.
fizeste-me uma terrivel inveja mas saudavel. bjsss